querermos cantar, querermos tocar, querermos escutar.

segunda-feira, 13 de junho de 2011


       Eu sei o que verde. Eu sei o que é azul. Eu sei o que sorvete. Eu até sei o que é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. E sei? O que eu tenho certeza é que tudo o que eu sei foi me foi ensinado durante a vida e até hoje vem sendo desta forma. Nada é completamente original se você pensar que tudo foi inspirado, mesmo que indiretamente, em algo.
Essa tal inspiração é algo que nós vamos ingerindo de forma brutal ao longo dos anos. Uma enorme quantidade de conceitos e informações nos são empurrados goela abaixo sem que tenhamos ao menos chance de pensar a respeito de cada minúcia. E cada adjetivo que eu uso em qualquer que seja o momento só significa o que você entende porque alguém, em algum momento, atirou na sua mente que era assim, pronto e acabou. Eu, por exemplo, posso enxergar um mundo completamente diferente daquele que você enxerga, mas a comunicação não encontra grandes problemas pelo simples fato de que um dia deixaram claro que o que eu vejo vermelho e você vê cadeira nada mais é que um pato.              
Mas isso vai muito além de cores ou objetos. Chega à pele e sobe pelas entranhas. Cada sinapse, cada piscada, cada beijo é sentido de um jeito diferente. Minhas dores e meus amores são meus, de mais ninguém. E o que eu sinto como um tornado pode chegar a você feito brisa.
Entretanto, o homem, tem essa eterna mania de definir, faz questão de, cada vez mais, generalizar. Para entender. Para se entender. Para nos entender, afinal, a comunicação só flui harmonicamente quando há entendimento de ambos lados. Desta forma, ao passo que ele define, ele limita de um jeito que arranca o pedaço. Contudo, quanto mais conceitos vão se formando, mais perto estamos chegando das mais insanas abstrações, o que torna os significados, que antes eram diamantificados, inúteis.
Sinto que estamos em meio a um gigante ciclo vicioso e que voltaremos ao que conceituamos como primitivo. Acredito que tudo que valorizamos anos atrás, não é visto mais da mesma maneira e pode chegar a ser considerado ridículo em questão de dias. Chegaremos a um ponto de abstração, que por enquanto desconhecemos, mas nos fará dar valor a outros galhos. Andaremos nus novamente, alguns podem pensar ligaremos somente para a subsistência, mas seremos os seres mais pensantes que já se viu.
Nada será como uma anarquia. Será algo tão sutil simplório e se dará de forma tão cotidiana quanto um piscar de olhos. Eu sei. E sei?

3 comentários:

  1. é bom ver que, em certas coisas ditas, existem pessoas com opiniões convergentes à sua.
    e meu coração foi em pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose...

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS, EU ESTAVA PENSANDO EXATAMENTE ASSIM ONTEM (OU ANTEONTEM) E WOW. ACHEI QUE EU TINHA ESCRITO OU ALGO ASSIM MEU DEUS.

    ResponderExcluir