querermos cantar, querermos tocar, querermos escutar.

terça-feira, 17 de maio de 2011

é só?


música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchnea arte das musas)[1] é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma pré-organização ao longo do tempo.[2]
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. A musica pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como umaarte de representação, uma arte sublime, uma arte de espectáculo.
Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militareducacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos[3],festas e funerais.
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.[4]

Wikipédia

3 comentários:

  1. e essa constante necessidade do ser humano de atrelar-se ao surgimento das coisas...
    e essa constante necessidade do ser humano de definir inícios, limites e conceitos sobre as coisas...
    é muito falar e pouco sentir; é pouco sentir e muito limitar.

    ResponderExcluir
  2. Podem definir música como for, mas o verde que eu vejo ninguém garante que é o mesmo que o seu.

    ResponderExcluir
  3. essa necessidade do homem é só para trazer mais segurança na tentativa frágil de se definir. é o querer se entender. viva a imperfeição!

    ResponderExcluir